Às 8h do dia dez de abril de 2008, no CENFOR, com a presença de 40 professores, representantes de diferentes escolas de Educação Básica, deu-se início o referido encontro, com a distribuição de pedaços de cartolinas com uma palavra escrita, aos presentes. Em seguida cada um se apresentou dizendo nome, disciplina e escola na qual atua e em seguida socializou a palavra recebida e o significado e correlação desta com a sua vida.
Segiu-se a socialização de experiências vivenciadas através de projetos planejados e executados em conjunto com os alunos. O primeiro a ser apresentado foi o “Lixo que não é lixo”. Este foi desenvolvido na escola Estadual Alfredo Gaspar, sob a Coordenação da Professora Alecsandra. Neste, professores e alunos se empenharam na coleta e seleção do lixo e produção de artesanato e utensílios.
Já na Escola Estadual Irene Garrido foi desenvolvido o projeto “Diversidade Cultural em Alagoas: uma vivência interdisciplinar.” Este contou com o envolvimento de profissionais de diversas disciplinas e alunos de todas as séries do Ensino Médio. Estes executaram pesquisas, apresentações e outras atividades enfocando a cultura alagoana, sob a coordenação do Professor Flávio.
Na Escola Estadual Ovídio Edgar, sob a coordenação do Professor Antônio José, foi desenvolvido o Projeto “O Banquete de Platão”. Neste, todos os alunos das turmas e séries do Ensino Médio executaram a identificação do desenvolvimento Filosófico do homem em diferentes épocas de sua história, reconhecendo a necessidade social de cada evolução observada, tendo em vista a qualidade das relações sociais de cada época desde 1930 até 2007. Aí, o conhecimento foi o principal petisco, repartido entre todos, quando num clima de festa foi socializada toda aquisição de saber feita durante as pesquisas.
Os Professores: Claudete e Nilson, representantes da Escola Estadual Geraldo Melo, nos presentearam com a socialização do Projeto: “Cidadania e Protagonismo”, que ainda esta em execução. Já foram realizadas algumas etapas com total participação dos alunos, os quais construíram e expuseram painéis, com fatos de depredação da escola, o que causou grande impacto a todos os visitantes da exposição.
Após a socialização Maria José da R. Siqueira, fez um breve explanação do sentido histórico das palavras Ética e Cidadania, enfocando a visão de filósofos gregos e outros pensadores modernos, bem como relatou o histórico do Programa Ética e Cidadania em Alagoas e apresentou os 3 novos kits do mesmo. Expôs a importância da criação do Fórum Permanente de Ética e Cidadania na Escola, forneceu instruções de como instalá-lo e cadastrar a escola no Programa. Fez ainda uma amostra fotográfica de imagens feitas na instalação do Fórum, na Escola Estadual Odete Bonfim, em Maribondo.
A equipe de Coordenação da 14ª CE deu os agradecimentos ao público presente e encerrou o encontro.
Maceió, 10 de abril de 2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário