2010/02/02

EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS BEM SUCEDIDAS EM EDUCAÇÃO MORAL

Projetos bem sucedidos de educação moral: em busca de experiências brasileiras
Projeto com bolsa PQ – 303228/2008-3
Projeto aprovado em Edital MCT/CNPq 14/2008 - Processo: 470607/2008-4

Maria Suzana De Stefano Menin (Coordenadora) - Professora Titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente – SP
e.mail: menin@fct.unesp.br

Resumo
Esta pesquisa pretende investigar e descrever experiências brasileiras bem sucedidas de Educação Moral ou Educação em Valores Morais (ou éticos) em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Essas experiências serão coletadas a partir de questionários on line ou escritos aplicados junto a professores, coordenadores e diretores de escolas de diferentes regiões do Brasil. Num primeiro momento, com uma questão aberta, consideraremos como “bem sucedidas” aquelas experiências que assim forem selecionadas, representadas e descritas pelos participantes da pesquisa. Num segundo momento, mas no mesmo questionário, através de questões fechadas e abertas e da análise das respostas dos expositores, examinaremos as experiências descritas à luz de critérios extraídos da literatura atual sobre Educação Moral. Buscaremos examinar as finalidades, meios, procedimentos, os participantes, os alcances, resultados, modos de avaliar e duração dessas experiências, assim, como outros aspectos mais específicos da Educação Moral e em Valores Éticos. Investigaremos, ainda, os limites de tais experiências buscando saber o que dificulta a sua aplicação e os aspectos contextuais e regionais que marcam e personalizam cada situação descrita. Finalmente, selecionaremos algumas experiências que se destacaram como especialmente bem sucedidas para visitá-las, de forma a descrevê-las mais profundamente e em função dos contextos culturais e regionais em que aconteceram. Nessa situação, faremos entrevistas com propositores e participantes das experiências. Esta pesquisa conta com um grupo de pesquisadores participantes da ANPEPP (Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia), pertencentes a diferentes universidades brasileiras e tem apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa e desenvolvimento)[1].
[1] Os demais participantes desta pesquisa no Projeto CNPQ 470607/2008-4 são: .Maria Teresa C. Trevisol;.Adelaide Alves Dias; Alessandra Morais Shimizu; Ana Corina Spada;.Denise Tardeli;.Elisana Machado;.Heloisa M. Alencar;.Leonardo Lemos de Souza;Luciana S. Borges; Mario Sergio Vasconcelos; Patrícia Bataglia; Raul Aragão Martins; Solange Mezzaroba; Ulisses Ferreira Araújo; Valéria Amorim Arantes de Araújo; Secretária de pesquisa: Juliana Zechi.

Nenhum comentário: