2008/06/23

RELATÓRIO DE ENCONTRO DE ÉTICA NA 10ª CE


Ás 08h30m do dia 20 de maio de 2008, no auditório da 10ª Coordenadoria de Ensino, deu-se início ao primeiro encontro regional de Ética e Cidadania. Na abertura foi executado o Hino Nacional. Em seguida a Coordenadora Sra. Florinilda fez uso da palavra, dando as boas vindas aos presentes e enfocando a alegria e importância de um encontro de ética na região. Uma técnica da CE, Prof.ª Carmem Lúcia, cumprimentou os presentes, dando-lhes as boas vindas, partilhou a alegria de acolher a todos e fez a leitura de uma mensagem.
Foi cedida a palavra à Prof.ª Maria José, membro da equipe técnica pedagógica da DDEM/SEEE, a qual fez uso de uma dinâmica, distribuindo uma palavrinha para cada um, pela qual todos os participantes se identificavam socializando para os demais: nome, local de trabalho, função e o significado para sua vida da palavra recebida.
A referida Prof.ª fez uma breve exposição histórica do Programa Ética e Cidadania.
Tomando o 1.º kit de ética e cidadania expôs a importância que cada Escola leia esse material e apontou os textos legais nele existentes tais como: ECA, DUDH, Informações Bibliográficas e Documentais, Sites para pesquisas sobre os temas, bem como endereços postais para solicitação de material. Feito isso a Técnica da CE entregou um para cada escola ali representada e fez o sorteio de 12 (doze) kits entre os presentes.
Foi então entregue os 03 novos kits do Programa aos presentes. De posse destes, todos foram convidados a abrir as embalagens e realizar um “passeio dinâmico” onde a aquisição de conhecimentos, e o desejo de ler mais e a busca de articulação é o panorama principal que se oferece, a cada um dos presentes.
O kit Inclusão e Exclusão Social, como os demais é composto de 04 módulos. Iniciou-se com o de Ética, na p.4. Leram-se ali as orientações para instalação do Fórum Escolar de Ética. Na p.19 leu-se sobre a educação e a luta contra as exclusões; bem como a educação e a dinâmica social; alguns princípios de ação. Na p.35 foram lidas experiências vivenciadas no sertão Paraibano. Nas p. 6 enfocou-se a importância em saber conviver com a diversidade humana e na p. 11 discutiu-se a violência e o multiculturalismo.
Já no Módulo Inclusão Social, na p. 6 leu-se que a “democratização da sociedade” vai se dá à medida que se avance no processo de Inclusão. A escola é responsável por isso. É a escola quem precisa mudar e não os alunos (as). Nas p.11-6 refletiu-se sobre a inclusão escolar: o que é? A crise de paradigmas e as definições de Kuhn e Edgar Morin. Os presentes foram convidados a abrir a p. 17 e responder ao questionário para fazer uma auto-avaliação de seu potencial inclusivo ou de exclusão. Na p. 29 ver propostas de filmes e na p.33 uma história em quadrinhos que enfoca o modo preconceituoso e a exclusão com que a sociedade trata os portadores de epilepsia.
O Módulo de Direitos Humanos nas p. 11-5 apresenta um texto da Socióloga Maria Victória Benevides a qual enfoca os direitos humanos e aponta três aspectos muito importantes destes: as liberdades individuais; os direitos sociais, os direitos coletivos da humanidade.
Na p. 19, foi comentado o texto PERFEIÇÂO de Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá, visto a riqueza do mesmo para ser trabalhado com os alunos.
Do kit Relações Étnico-Raciais e de Gênero tomou-se o Módulo de Ética, na p.43 onde se lê um relato com análise crítica de obras literárias anti-racistas no Brasil. No módulo Direitos Humanos nas p. 6-12 enfocou-se o multiculturalismo e Direitos Humanos, onde a articulação entre igualdade e diferença é uma exigência da atualidade, bem como a política e as ações afirmativas.
Na p.17 Ações Afirmativas sob a perspectiva dos Direitos Humanos e os desafios para a implementação da igualdade étnico-racial na ordem contemporânea. E na p. 38 seguintes fizeram-se um folheamento das páginas que relatam a Lei Maria da Penha.
O módulo Inclusão Social, na p. 12, apresenta o texto “Realidade Silenciadas” que enfoca a questão de gênero, que apesar de ser hoje discutido em todo o sistema de ensino a igualdade, o que impera é a discriminação contra a mulher. Na p. 14 foram lidos alguns fragmentos os quais expõem depoimentos de alunos sobre a igualdade de gênero. Na p. 31 seguinte contemplamos o parecer do Conselho Nacional de educação N.º3/2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
No módulo Convivência Democrática fizemos um trabalho de identificação de conceitos considerados como atitudes comportamentais do masculino, do feminino ou por ambos. Para isso recorremos a um texto da p. 18. Na p.31 lemos as quatro melhores redações na categoria Estudante do Ensino Médio, vencedoras do primeiro prêmio construindo a igualdade de gênero em março de 2006.
Às 13h40m a professora Cacilda Buarque Silva, fez a socialização da experiência da implantação do Fórum de Ética e Cidadania em sua escola, no município de Maragogi que teve como tema: Diga não ao Machismo, ao Preconceito, ao Racismo e à Exploração Sexual, apresentando vídeo e fotografias a professora mostrou o sucesso do empenho dos professores, junto à comunidade escolar. A mesma enviou todo o material produzido por E-mail para a Secretaria de Educação Básica no MEC/DF. Durante o evento contou-se com a participação de alunos e professores não só da rede estadual, mas também da rede municipal.
Após sua exposição a Profª Maria José, Técnica da SEEE, conduziu uma breve avaliação na qual os participantes expressaram sua concepção da manhã de formação nestes termos: proveitosa, estimulante, gratificante, primorosa, muita sensibilidade com a educação, temas ótimos, muito material, rico material, compromisso, seriedade, objetividade, houve aproveitamento, há esperança, desejo de transformação, nos sentimos desafiados.
Após esse momento, a Srª Coordenadora falou outra vez aos presentes e agradeceu aos participantes, ao passo se desculpou com aqueles que residiam em Porto Calvo, por não poder oferecer almoço a todos, mas só aos do interior, visto que ela estava assumindo isso com recursos próprios.
Após essas explicações e agradecimentos deu-se por encerrado o encontro e todos os participantes do interior foram almoçar em um restaurante da cidade.



Maceió, 21 de maio de 2008.

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