2008/06/23

RELATÓRIOS DE ÉTICA 2008

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DE ÉTICA E CIDADANIA
“A escola discutindo seus valores”
2ª COORDENADORIA DE ENSINO – SÃO MIGUEL DOS CAMPOS – AL



No auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 10:15h iniciou-se o seminário e em sua abertura houve a composição da mesa, com a participação de Helenízia Sobral, representante da Coordenadora Srª Cícera Vieira Góes da Silva e Maria José da R. Siqueira, Professora de Filosofia e Técnica Pedagógica membro da equipe que compõe a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino Médio e de um Professor da Coordenadoria.
Em seguida houve uma apresentação da dança xaxado,executada por alunos da rede municipal de ensino de São Miguel dos Campos.
Foi então cedida a palavra ao Palestrante Dr Alonso Filho, juiz de direito da vara do trabalho em São Miguel. Este após cumprimentar os presentes, fez uma “cobrança” sutil provocando uma reflexição no tocante a ausência de grande parte das escolas estaduais de Ensino Médio e também das representações municipais. Questionou: “O que está acontecendo para que haja essa evasão?”
A palestra teve como TEMA: Ética e Cidadania nas Relações Sociais. E teve como tópicos: É possível o sonho? A vida em sociedade. Ética nas relações sociais. Cidadania e vida social. Estudo Coletivo. Resumo da Palestra. Mensagem final.
Apresentou o vídeo: Sonho. E comentou: “Estamos todos no mesmo barco. Em nossos dias não se aceita mais atos indignos.”
Toda ordem social é criada por nós, se fomos capazes de criar o caos, também podemos sair dele.
A mulher tem o poder nas mãos. Também o educador pode mudar a sociedade.
A ética nas relações sociais. A ética tem a ver com valores. A ética é uma norma de conduta que visa o bem, o meu bem e o bem do próximo.
Ser cidadão é ser uma pessoa capaz de criar ou transformar, com os outros, a ordem social. É a quem cabe cumprir e proteger as leis que ele mesmo ajudou a criar.
Estudo de grupo: - Qual é o papel da escola na construção dos valores éticos para a vida em sociedade? No exercício da cidadania, a escola tem influência? Por que? De que forma?
Após breve conversa entre os presentes foram feitas algumas considerações sobre as questões apresentadas. Seqüenciado, houve uma fala conclusiva e a apresentação de um pequeno vídeo como conclusão.

SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS:

Dentre as 11 escolas de Ensino Médio da 2ª CE 10 desenvolvem projetos com discussão sobre Ética e Cidadania. Algumas estavam presentes no encontro e socializaram suas experiências.
A Escola Estadual Padre Aurélio Góis, situada na cidade de Junqueiro, com um quadro de 22 professores efetivos e 11 monitores. Tendo 270 estudantes de ensino fundamental e 581 de ensino médio.
A partir do levantamento dos problemas: despreparo, falta de conhecimento básico, desmotivação, baixa estima, exaustão. Diante disso tomou-se as seguintes iniciativas: reunião com professores para estudar material de ética, encontro com todos os professores para sensibiliza-los, uso do laboratório de ciências, visita a biblioteca par a realização de pesquisa orientada em língua portuguesa, literatura e Filosofia e uma palestra com o procurador do município Dr. Orlando Lins.
Escola Estadual Siqueira Barros, localizada no município de Coruripe. A partir dos problemas: alto índice de gravidez na adolescência, uso de drogas, discriminação entre as pessoas, uso indevido da liberdade e a inversão de valores que ferem o respeito, a dignidade, as questões pertinentes à ética e a cidadania, se constituiu um Projeto intitulado: Drogas X Jovens. No momento se discute o Comportamento dos Jovens no Século XXI. Isso tem como finalidade levar os estudantes a fazer uma análise relacional entre dos valores éticos vivenciados no passado e no presente.
A Escola Estadual Dom Constantino Lüer, situada no Campo Alegre, desenvolveu o Projeto Ética e Cidadania. Este constituí-se de duas etapas. A I, tinha como objetivo trabalhar a SOLIDADRIEDADE E A AÇÃO. Nesta foi realizado o trabalho de sensibilização da comunidade escolar e de toda a sociedade, bem como a arrecadação de 475,230 kg de alimentos; 10.601 peças de roupa; 233 pares de calçados. E como conseqüência o levantamento das pessoas carentes, a triagem do material e a distribuição do mesmo. A II foi constituído um Fórum de debates e oficina no qual foi trabalhado os seguintes temas:Os desafios da Família, Preservação Ambiental, Direitos Humanos, Direitos Humanos/ECA, Inclusão Social, Saúde Preventiva, Saúde Preventiva / DST, O Poder da Mídia, Formação política para a Juventude, Formação Política, Toda Escola Envolvida, Todos envolvidos.
A Escola Estadual Ana Lins, localizada no município de São Miguel dos Campos fez uma breve apresentação do Projeto Reaprendendo a Conviver na Escola.
A Escola Estadual Inácio de Carvalho situado no município de Coruripe, desenvolveu o Projeto: Diversidade Sim Preconceito Não.
A Escola Estadual Professor Lima Castro, mediante a situação de sujeira existente na escola desenvolveu o Projeto goma de Mascar – Mascando Idéias e Saboreando os Resultados. Este teve o fim de estimular os estudantes a preservar o meio ambiente.

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