2008/06/25

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE SOCIALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA REALIZADO NO DIA 13 DE MAIO DE 2008, NA 3ª COORDENADORIA DE ENSINO NA

Às 8hs do dia 13 de maio, na sede da 3ª CE, iniciou-se o encontro de divulgação e socialização do Programa Ética e Cidadania e a apresentação dos novos materiais.
O encontro iniciou com a acolhida dos participantes pela Coordenadora, Srª Judite e pela Técnica Olímpia, que distribuiu o texto de Anthony de Mello: O Pregador. Após leitura silenciosa, os presentes fizeram reflexão contextualizando o texto com a prática pedagógica. Em seguida fez-se uma dinâmica de apresentação, de modo que todos se colocaram informando nome, função e local de trabalho.
Seqüenciado, a Técnica da CE, Olímpia, passou a palavra para a Profª de Filosofia, Maria José da Rocha Siqueira, Técnica Pedagógica do DDEM. Esta, após cumprimentar os participantes fez uma breve exposição Histórica do Programa Ética e Cidadania, apresentando o 1° Kit e socializando as experiências das três Escolas Estaduais, que tiveram seus projetos selecionados pelo MEC em 2005 e premiados em 2006. Apontou o sucesso das Escolas Mons. Sebastião Bezerra, no que se refere, a alfabetização digital dos velhinhos aposentados, para sacarem seu dinheiro no Banco do Brasil. Bem como da Escola Estadual Santos D’umont, que teve excelente índisse de diminuição da violência no âmbito escolar e da comunidade.
Feita a entrega dos três novos kits de Ética aos presentes, representantes das escolas, a Profª Maria José pediu a todos, que tomassem os kits para fazerem uma leitura dinâmica. Iniciou com o kit Inclusão e Exclusão Social. Abriram o módulo; Inclusão Social na página 17 - 26 e responderam, sem pensar muito, as questões propostas. Em seguida, analisaram as suas respostas. E leram o poema “PERFEIÇÃO” de Villa – Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá. No módulo de Direitos Humanos página 19, também se fez breves comentários com os presentes.
Tomando o Kit Relações Étnico-Raciais e de Gênero, se abriu o módulo de Ética na página 43 e foi comentado o texto que fala da personagem Feminina Negra na Literatura Infanto-juvenil Brasileira. Nesse mesmo módulo, foram lidas as páginas 6 a 9 que tratam da implantação do Fórum Permanente de Ética e Cidadania e se abriu espaço para intervenção dos presentes, que tiraram possíveis dúvidas.
Percorreu-se de modo breve as páginas 6 a 12 do módulo Direitos Humanos do citado Kit, para perceber as relações de multiculturalismo e direitos humanos, onde se percebe a exclusão como conseqüência das políticas neoliberais, da globalização, da segurança global. Também na página 38 foi contemplado de modo carinhoso e entusiasmado o texto da Lei 11.340 de agosto de 2006, lei Maria da Penha.
No módulo Inclusão Social página 11, fez-se uma leitura dinâmica do texto Realidades Silenciadas, com pequenas paradas para refletir alguns fragmentos da página 14.
Já no módulo de Convivência Democrática, página 18, todos foram convidados a ler e assinalar o quadro que apresenta conceitos comportamentais e identificar se estes são vivenciados com mais freqüência, por menino ou menina.
O Kit Protagonismo Juvenil, abriu-se a página 19 do módulo de Ética e se comentou fragmentos da página 24 e 25 e na página 43 foi visto a Importância do Fortalecimento do Papel dos Representantes de Classe em Escolas. Já o módulo Inclusão Social leu-se a página 14, onde se discutiu: “Da Igualdade Formal à Igualdade Real”, apontando-se inclusive o mundo do trabalho. No módulo Direitos Humanos, na página 11 foi comentada a importância de discutir com os jovens os temas que norteiam o mundo atual da juventude: trabalho, violência, drogas, lazer, perspectivas para o futuro, política, cultura, exclusão e outros. Na página 25 identificou-se alguns “causos do ECA,” vivenciados em escolas do país e se percebeu que estes servem como referencia iluminadora para ajudar a solucionar os conflitos existentes nossas realidades escolares do estado de Alagoas. Aprender a mediar conflitos é a proposta exposta na página 27, do módulo Convivência Democrática, que apresenta o Projeto Escola de Mediadores e explica o que é mediação, o papel e as qualidades dos mediadores entre outros.
Após esse “passeio panorâmico” pelos Kits fez-se uma breve avaliação com os presentes onde o encontro foi classificado como: estimulante, criativo, proveitoso, inovador, instigante, oportuno para a realidade local, despertou compromisso e como destaque se enfocou a pontualidade da equipe da SEEE/AL.
Como conclusão do produtivo encontro, foi lido, como uma oração, o Poema “A Dignidade” do Sub–Comandante Mexicano, Marcos. Esse texto está nas páginas 12 e 13 do módulo Direitos Humanos, do Kit Relações Étnico-Raciais.
Como os agradecimentos aos presentes equipe da CE e da SEEE enceram o encontro.






Maceió, 13 de Maio de 2008.

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