2008/06/23

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO E IMPLEMENMTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA NA 13ª CE, EM 29/04/08

Às 8:30h do dia 28 de abril de 2008, no auditório da 13ª Coordenadoria de Ensino estiveram reunidos 20 professores de Educação Básica, com o fim de participar da socialização e divulgação do Programa Ética e Cidadania.
As técnicas Pedagógicas da CE, Estela e Cininha deram início ao encontro dando as boas vindas aos presentes e solicitando a Profª de Filosofia e Técnica da SEEE/AL, Maria José, para apresentar-se e falar de modo breve a respeito do referido Programa. A mesma fez uma retrospectiva histórica do surgimento e lançamento do Programa em Maceió, no ano de 2005, quando foi realizado o I Seminário Alagoano de Ética e Cidadania, que contou com a presença de consultores do MEC, bem como com professores das 15 CEs. Na ocasião foi entregue aos presentes o I kit de Ética para que fosse socializado nas escolas. No decorrer de 2006 o trabalho de divulgação e implementação dos objetivos do Programa foi realizado em diversas Coordenadorias Regionais de Ensino, oportunando a um maior número de professores a ter acesso ao material. A 13ª CE se realizou tal ação, não comunicou aos técnicos da SEEE. Em setembro de 2007, ocorreu o II Seminário Alagoano de Ética e Cidadania, onde foram ofertadas vagas para todas as CEs. Contou-se durante o evento com a participação de Consultores e Técnicos do MEC. Além da brilhante participação em mesa redonda dos professores, Cícero Péricles e Sávio Almeida, que abordaram as questões econômicas e sociais incluindo-se a de gênero e afro-descendentes, o que instigou ao público presente a participar dos debates de modo magnífico. Nesta ocasião foi entregue aos participantes os três novos kits de ética e cidadania, mais um livro e um CDR
No final deste evento todas as CEs assumiram os repasses dos materiais e conteúdos a todas as escolas de educação Básica de sua abrangência geográfica. Para isto programaram um encontro com profissionais das escolas que pertencem à sua jurisdição e é o que se executa hoje nessa casa.
Concluída a exposição histórica, o Professor José Moysés, da Escola Estadual Manoel Simplício, fazendo de data shwou apresentou o kit: Ética, Inclusão e Exclusão Social. Ele aproveitou par fazer uma longa exposição dos conflitos sociais, locais e nacionais. Muitas vezes deixou o foco principal e abordou questões outras. No entanto ajudou a fazer algumas leituras de fatos recentes abordados pela mídia de forma sensacionalista, levando o povo brasileiro a esquecer questões sérias da vida política, previdenciária, econômicas e outras.
Em seguida os professores Lidiane Gomes, Maria do Carmo Cabral da Escola Estadual Pedro Teixeira socializaram a experiência de um projeto elaborado pelo Professor Dílson, de Filosofia que entre outras questões enfocou a questão cultural e para tal criou-se uma programação às últimas quinta feiras do mês, um momento cultual, onde professores e alunos apresentam músicas, poesias, poemas,paródias e danças... Para aprofundar a questão os alunos almejaram conhecer a biografia do patrono que emprestou o nome à escola. Buscou-se então localizar as raízes familiares do Prfº Pedro Teixeira. Com tal fim foram a Chã Preta conhecer a família e a história do renomado folclorista alagoano. Fizeram contatos com a esposa, irmã, sobrinha e sobrinho que inclusive dão continuidade as ações folclóricas por ele iniciadas. A culminância deste projeto ocorreu no dia 16 de corrente mês, com a presença de dos técnicos do MEC e três da SEEE. Durante esta exposição chegou ao encontro a Diretora do DDEM e a Professora Sônia.
Seqüenciado a programação o Profº Antonio Eduardo Simões, faz um breve resumo do kit relações étnico- raciais e de gênero, o qual ele apresentou de modo sucinto os conteúdo versadas em cada módulo. Ao falar do módulo de Direitos Humanos, enfocou a violência conta à criança e adolescentes, bem como contra a mulher e mostrou o texto da lei Maria da Penha existente no módulo. Concluiu sua fala pedindo a Profª Maria José para ler o poema do Sub - Comandante mexicano, Marcos, retirado do livro: “La marcha del color de la tierra “e que se encontra nas páginas 12-13 do módulo de Direitos Humanos, do kit Relações Étnico- Raciais e de Gênero.
Concluída essa fala foi cedida a palavra a Prfª Maria Aparecida Santos Diretora do DDEM, a qual após se apresentar, falou da alegria de estar presente no encontro, embora de modo breve, nestes momentos. Os professores fizeram diversas questões sobre laboratórios de ciências, informática e outras questões vinculadas a infra- estrutura das escolas, e esta procurou dar a todos as respostas adequadas.
Houve um breve intervalo para o lanche e se retornou ao encontro com uma avaliação do mesmo, onde se apresentou sugestões de temas para os novos encontros.
Abriu-se uma discussão sobre as questões apresentadas. Surgiu à necessidade de um encontro para socialização de experiências, inicialmente se marcou para o dia 5 de junho, às 8h no auditório da 13ª CE. O encontro se estendeu até as 13:15h

Nenhum comentário: